9.9.10

É assim que eu vejo




'Eu sou uma sanfona de esperança'
[Tati Bernardi]
.


Tenho um olho grande para o pequeno. Talvez por gostar das coisas simples de uma vida comum. Porque não acredito que ela seja tão comum assim. Gosto das histórias pequenas porque dentro da minha cabeça elas se tornam gigantes. Tento manter um horizonte por dentro como defesa. Na verdade, devemos fazer esse exercício de nos esvaziar pra esticarmos a linha do outro. E limpos, somos mais capazes de escutar, com todos os sentidos, o mundo do vizinho.

Gosto da conversa depois de um dia de trabalho para ouvir risada e fazer poesia da vida. Simples assim. Horas simples em que o tempo para. Gosto das pessoas que acordam a cada dia, cheia de pesos nas costas mas com riso no rosto. Uma forma de não cair num abismo qualquer. Ver na noite o que não achou durante o dia. Gente que acredita que a lua tem um controle remoto do tempo. Contar passos pro encontro. Dividir a vida com o amigo, com o pai, com o irmão, com o vizinho, com quem passa ou passou pela gente.

Eu sei que o mundo às vezes é feio e triste. E que sorriso não é sempre que a gente tem pra dar. E muitos dizem que o momento é ruim. A crise é grave. Que rapadura é doce mas não é mole. Isso e aquilo. Mas eu digo: isso só nos torna mais fortes. A vida traz um punhado de surpresas. E na verdade eu me sinto uma sortuda. Sorte por ter conhecido amigos como os meus. Sorte por poder abraçar minha filha. Sorte por ter nascido. Sorte por continuar aqui. E no final, a gente só lembra das coisas boas.

Não quero me preocupar com bobagens e só procurar o que me faz realmente feliz. Porque o tempo passa muito rápido. Não gosto de muitas coisas nessa vida. Mas a que menos gosto é que ela é curta demais. Porque estamos aqui pra sermos felizes, darmos amor em troca de nada. Isso é estar presente no presente. Criar sentido se arrisacando no estar. Presente. Ainda que nada ganhe. Ainda que doa.

Vanessa Leonardi
.


12 comentários:

  1. SEU JEITO DE ESCREVER É LINDO, LINDO, LINDO... E JÁ TE SIGO PRA ESTAR SEMPRE ATUALIZADA COM SUAS BELAS PALAVRAS.
    Pego alguns trechos emprestados, ok? Porque alegram minha caminhada diária. E porque são muito verdadeiros dentro de uma simplicidade que me faz bem.
    Estou exercitando esvaziar um pouco meu peito. Não pra ficar oca, mas para deixar que o outro se expanda pra dentro de mim. Pra ficar mais fácil do outro entrar no meu coração mais limpo.
    Também agradeço os abraços que dou em meu filho pq sei que a vida é curta demais.
    Bjks de LUZ

    ResponderExcluir
  2. Mas que lindo Vanessa...

    Transbordado palavras para um mundo tão carente desse amor nas entrelinhas de seus textos! Amei! Passa lá no Varal tbm pra dar uma espiadinha, será muito bem vinda! Postei uma frase desse seu texto no meu twitter, linda!

    "Porque estamos aqui pra sermos felizes, darmos amor em troca de nada. Isso é estar presente no presente. Criar sentido se arrisacando no estar. Presente. Ainda que nada ganhe. Ainda que doa. (Vanessa Leonardi)

    Beeijos, bom final de semana...

    ResponderExcluir
  3. Como sempre seu cantinho cheio de beleza e doçura!

    Vc deve ser um doce!
    =)

    Concordo plenamente com vc, as vezes as coisas mais simples na vida que dão sentido as "grandes" que estão por vir...

    Adoro estar aqui!
    bjãO e bom final de semana!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. faz bem ler oque você escreve , transmite uma sensação de realidade misturado com leveza '
    em fim adoro ler os teus textos :}

    ResponderExcluir
  5. Que lindo. quando você disse: ''Não quero me preocupar com bobagens e só procurar o que me faz realmente feliz.'' eu me senti tão leve.

    Temos tanta coisa em comum. <3
    visita o meu tá? beijos.

    ResponderExcluir
  6. você escreve muito bem '-'
    "...e só procurar o que me faz realmente feliz."
    gostei :d

    ResponderExcluir
  7. Sempre lindo!
    E concordo com tudo que vc disse; mtas vezes estamos ocupados demais pra perceber que coisas simples valem mais que mta coisa.. e muitas vezes sofrimento nos fortalece em dobro!
    E, o importante eh fazer nossa parte sempre neh, msm q o outro nao faca.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Ah que doce, a beleza esta mesmo nos detalhes, nos poucos. Deus que é poderoso criou o mundo todo em seis dias, porque a gente tem que ter pressa?
    Eu vivo aos pedaços, mas não repartida.
    Espero que esse seu modo esteja trazendo felicidade. Mesmo! Sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto!
    Lindo o blog!
    adoro vir aqui, me faz refletir sobre muitas coisas.
    E sabe, pensando bem, sou uma sortuda também! =D
    ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. 'a vida tão simples é boa...' já dizia a canção.
    :-)

    ResponderExcluir